Conheça minha história
Nascida em Campo Grande no dia 7 de abril de 1968. Vivi em Corumbá, cidade natural do meu pai, Wilson Melquiades de Carvalho, onde cresci às margens do Rio Paraguai, estudando em escolas públicas municipais e estaduais. Quando retornei a Campo Grande, me formei em Direito na antiga FUCMAT.
Fui ao Rio de Janeiro para me graduar Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (RJ), passando a atuar em ambos os estados como advogada desde 2012.
Conquistei meu Pós-Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP-Anhanguera, onde leciono no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu como titular da cadeira de Legislação Ambiental.
Nessa longa jornada, publiquei vários livros e artigos científicos, sendo uma das mais respeitadas palestrantes e debatedoras de temas relacionados a minha profissão, aos direitos humanos, sustentabilidade, cultura, gestão e políticas públicas.
No ano de 2014, fui a Paris palestrar em evento da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica.
Em 2016 fundei o Movimento "Juristas pela Democracia" em Mato Grosso do Sul, para lutar pela defesa do Estado Democrático de Direito.
Atuei em várias gestões da Ordem dos Advogados do Brasil-MS, como membro de Comissões, Conselheira Estadual e Secretária Geral.
Fui presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza.
Atuo fortemente como advogada no intuito de garantir a efetivação dos direitos humanos das mulheres.
Me filiei ao PT em 1986, enquanto presidente do Diretório Acadêmico de Direito, presidindo também o Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Católica.
Fui presidente do Diretório Municipal do PT de Campo Grande em 1989, quando coordenei a campanha do Lula na capital do MS. Atuei como gestora pública no governo do PT em Mato Grosso do Sul, exercendo a Gerência de Controle Ambiental do IMASUL entre 2002 a 2004, e a Superintendência do PROCON - MS entre 2004 a 2007.
Nas eleições de 2018, concorri ao Senado como segunda Suplente do Zeca do PT, chapa que obteve 294.059 votos.
Nas eleições 2022 fui candidata ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pelo PT, obtendo 135 mil votos.
Em 2023 criei o PodCast, Cor de Rosa Choq para discutir questões ligadas à efetivação dos direitos das mulheres.
O primeiro episódio traz a entrevista com a Ministra das Mulheres do Governo Lula, e também de uma jovem que se formou em Direito e saiu viajando pelo mundo até se fixar na Austrália, a filha primogênita da Giselle, Ieda Marques Fontoura.